Programação

  • Geral



    INTRODUÇÃO: Rev. AUGUSTUS NICODEMUS*

    (*pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia)



    • A BÍBLIA

      Palavra de Deus Regra de Fé e Adoração


      Apresentação do Curso

      I. EMENTA 

      Esse é um curso sobre a Bibliologia, ou seja o estudo da Bíblia Sagrada e como ela se formou a ponto de ter seu conteúdo reconhecido como a legítima Palavra de Deus.

      Alguns temas da Bibliologia são a revelação, a inspiração, a canonicidade, inerrância, autoridade, aparentes contradições, traduções em português e desafios atuais à Bíblia.

      Esse curso visa ressaltar a autoridade e atualidade da Bíblia Sagrada na qualidade de Palavra de Deus, como única regra de fé e de prática para a vida do cristão, especialmente hoje, quando vivemos em uma sociedade sem Deus, desgovernada e desorientada.

      II. OBJETIVO GERAL 

      O Objetivo Geral deste curso é contribuir na consolidação de sua fé e caráter cristão, ajudando-o, neste Ano da Adoração na IPN, a desenvolver um relacionamento em intimidade com Deus consciente da sua grandeza e do seu amor.

      Além disso, o curso visa ainda ajudá-lo a compreender a vontade absoluta de Deus, revelada em sua Palavra, e suas implicações para a vida cristã. 

      III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

      Ao final deste curso, e visando o seu fortalecimento espiritual, você estará apto a:

      • Conhecer a história da revelação especial de Deus - A Bíblia Sagrada - da antiguidade até os dias atuais;
      • Ser um cristão que tem a Palavra de Deus como regra de fé e prática na vida pessoal, familiar e comunitária; e
      • Agir de acordo com a vontade de Deus expressa nas Sagradas Escrituras.

      (*) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ver Aula 1 - Apresentação e Motivação ao Curso
      • Professores do Curso

         

        Seminarista AUGUSTO JOSÉ HONORIO DE ALMEIDA

        Augusto Honorio

        Sem. AUGUSTO HONORIO

        Família

        • Esposa Patrícia Réginna Roriz
        • Filhos Giulia, Gabriel, Arthur, Julia, Andreza e Italo
        Formação e experiência profissional
        • Bacharel, especialista, mestre e doutor em Administração Naval (Marinha do Brasil - Corpo de Fuzileiros Navais - 1973 a 2006)
        • Professor universitário e coordenador de qualidade no curso de bacharel em Secretariado Executivo da UPIS / DF (2006 a 2015)
        • Candidato ao Sagrado Ministério pelo Seminário Presbiteriano de Brasília (2º anista - 2016)

         

        Ministérios na IPN (2015)

        • Junta Diaconal (diácono eleito em 15/9/2013)
        • Escola Bíblica Dominical (professor titular)
        • Capelania Hospitalar (coordenador do projeto)

        Diácono DENIS DO PRADO NETTO

        Denis do Prado Netto

        Diác. DENIS NETTO

        Família

        • Esposa Míriam
        • Filhos Pedro e Marília

        Formação e experiência profissional

        • Bacharel e mestre em Economia
        • Servidor da Secretaria do Tesouro Nacional - Ministério da Fazenda

         

        Ministérios na IPN (2015)

        • Junta Diaconal (diácono)
        • Escola Bíblica Dominical (professor)

         

        • EBD DE INVERNO 2015

          Aula Magna - Uma Visão Geral do Curso de Bibliologia

          Nesta aula explicamos inicialmente que a classe A BÍBLIA - Palavra de Deus Regra de Fé e Prática, em verdade, trata-se de um mini curso, ou um curso expedito ou mesmo uma pequena introdução ao estudo da Bibliologia.

          A Bibliologia é o estudo da Bíblia com Escritura Sagrada, parte da revelação especial de Deus à humanidade, inspirada pelo seu Espírito Santo, centralizada na obra de seu filho Jesus Cristo em favor daqueles que creem.

          Assim, apresentamos nessa Aula Magna uma visão panorâmica daquilo que é abordado em nove (9) aulas ministradas na Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana Nacional, no programa desenvolvido a partir de 2015.

        • Aula 1 - Apresentação e Motivação ao Curso

          Nesta aula apresentamos inicialmente os professores designados e o Plano de Curso (ementa, objetivos, conteúdo programático e bibliografia), entre outros aspectos relevantes da Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana Nacional.

          A seguir vemos um vídeo ilustrativo (o primeiro de dois disponibilizados) sobre a necessária fé e busca pessoal para entender plenamente o que significam as Sagradas Escrituras como revelação especial de Deus.

          Finalmente fazemos uma breve retrospectiva histórico-geográfica da Bíblia, abordando indagações sobre como se formou e foi reconhecida como a legítima Palavra de Deus, o porque da sua autoridade e atualidade, e ainda porque é tida como referência e única regra de fé e prática cristã reformada.

        • Aula 2 - A Autoridade Suprema das Escrituras

          Nesta aula abordamos a Bíblia como processo de comunicação divina com a humanidade, centrada na mensagem da cruz de Cristo, sendo Jesus o ápice da revelação especial de Deus.

          Apoiado em um breve vídeo de John Piper, são introduzidos e a seguir expandidos os conceitos de autoridade e inerrância das Sagradas Escrituras.

          Ao final, vemos os diferentes conceitos de revelação, inspiração e iluminação, sob a ótica teológica reformada, debatendo a questão das profecias nos dias atuais.

        • Aula 3 - Revelação e Inspiração do Texto Bíblico

          Nesta aula vamos discutir como a verdade divina foi transmitida e registrada por aqueles que escreveram o texto bíblico, ou seja, a revelação e a inspiração, as doutrinas e teorias reformadas sobre a inspiração, como a bíblia reivindica sua própria inspiração, e quais as evidências existentes nesse sentido.

        • Aula 4 - O Cânon Bíblico do AT e do NT.

          Após termos visto que a inspiração divina confere autoridade aos textos bíblicos, nessa aula vemos como a canonicidade confere a sua aceitação pelo povo de Deus, detalhando os cinco princípios observados na formação do cânon bíblico.

          Em seguida vemos os textos bíblicos do AT que apresentam os sinais proféticos de Moisés, até a formação da Escola de Profetas de Samuel. Posteriormente vemos as peculiaridades dos escritores do NT e os estímulos ao processo de de canonicidade na igreja primitiva.

          No contexto da aula, vemos um breve vídeo sobre o período intertestamentário, introduzindo o debate sobre se houve, se não ou se ainda há um ensurdecedor silêncio de Deus, por cerca de 400 anos antes e mais de 2.000 anos depois da vinda de Jesus, até os dias de hoje.

        • Aula 5 - Inerrância e ”Contradições” da Bíblia

          Nesta aula aula vamos discutir inerrância bíblica e as dificuldades a ela associadas, apresentando seu conceito e suas principais implicações, bem como exemplos de dificuldades e formas de superá-las.

        • Aula 6 - A Tradução da Bíblia em Português

          Nesta aula abordamos inicialmente as línguas bíblicas originais, suas principais traduções e como a Bíblia chegou ao idioma português.

          A seguir, apoiado em um breve vídeo de John Piper, explicamos a diferença entre "tradução" e "paráfrase" das Sagradas Escrituras. Ainda nesse ponto, recordamos a diferença entre "autógrafos" e "manuscritos" bíblicos, comparando-os com outras obras escritas na antiguidade.

          Finalizando, vemos como surgiram as traduções na língua portuguesa, em Portugal e no Brasil, assim como no idioma inglês.

        • Aula 7 - Bíblia, Confissão de e Catecismos

          Nesta aula serão apresentados e discutidos os artigos da Confissão de Fé de Westminster e do Catecismo Maior que se referem à Bíblia.

        • Aula 8 - A Igreja e os Desafios Atuais à Bíblia

          Nesta aula explicamos inicialmente o grande desafio da "Janela 10/40", em termos de campo missionário de povos não alcançados em missões transculturais.

          A seguir, abordamos os principais sintomas de um quadro doentio religioso, de modo a identificar seitas e movimentos heréticos autodenominados cristãos.

          Ao término da apresentação realçamos a necessidade de reflexão bíblica para enfrentar o quadro atual de hostilidade ao cristianismo pelos movimentos radicais.

          Ao longo da aula são apresentados quatro (4) vídeos ilustrativos da argumentação básica para estudo.

        • Aula 9 - Recapitulação e Consolidação do Curso 

          Nesta aula revisaremos o conteúdo apresentado nas aulas anteriores, destacando as características essenciais da Bíblia, que lhe conferem natureza singular, e sua trajetória ao longo do tempo.