Programação

  • COMO VIVER NO MUNDO

    ESTUDOS NA VIDA DE JOSÉ


     

    EMENTA

    Deus faz uso constante da vida dos personagens bíblicos para nos ensinar, encorajar e advertir. Neste curso estudaremos a vida de um dos maiores Patriarcas do Antigo Testamento, José do Egito, como ficou conhecido este maravilhoso servo de Deus. O agir de Deus em sua vida fez dele um homem abençoado, que mesmo em meio às grandes dificuldades que passou, sempre confiou no Senhor e acreditou no plano de Deus estabelecido para sua vida. Baseado na rica experiência de fé e coragem de José o curso abordará questões e desafios práticos para nossa vida hoje, tais como: O plano de Deus para nossa vida; conflitos no relacionamento familiar; como tratar a questão da sexualidade nos dias de hoje; atitudes diante dos inimigos; as bênçãos de Deus para quem é fiel; como viver no mundo com a sabedoria de Deus; e outros.  

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    • Compreender o extraordinário caráter de José  e  aprender com a rica experiência de fé e coragem  desse Patriarca  Bíblico;
    • Aprender  com  o exemplo de José  a confiar em  Deus e  permanecer fiel a Ele  mesmo quando as circunstâncias da vida  se mostram adversas; e
    • Aprender com José: como ser  íntegro e a perdoar,  num mundo em que  a integridade é rara e o perdão é quase impossível .   

      

    PROFESSORES        

    José Cordeiro Neto é Presbítero em disponibilidade, membro da IPN desde 2009, professor da EBD e integrante do Coral. Casado com Giovana Barreiros tem duas filhas: Ana Carolina e Ana Gabriela.

    Administrador e economista, com Pós-Graduação em Economia do Setor Público, exerce suas atividades profissionais na Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda desde 1994, atuando na área de finanças públicas.


     

    Oscar Andrade Mota é Presbítero em disponibilidade. Casado com Izabel Áurea Monteiro Mota, desde 1960,  tem 3 filhos: André, Paulo e Raquel; bem assim 6 netos: Rafael, Felipe, Matheus, Isabela, Vinícius e Larissa

    Em nível educacional é Bacharel em Direito. Aposentou-se no cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal, desde 31 de maio de 1991.

     


     

       

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    PLANO DO CURSO 

    AULAS TEXTO BÍBLICO

    AULA 01  

    QUANDO DEUS TEM UM PLANO

    GÊNESIS 47

    AULA 02

    OS CONFLITOS QUE SE ORIGINAM  NO RELACIONAMENTO FAMILIAR

    GÊNESIS 37

    AULA 03

    O MUNDO E A SEXUALIDADE

    GÊNESIS 39

    AULA 04

    O RELACIONAMENTO COM O MUNDO EM MOMENTOS DE CRISE

    GÊNESIS 40

    AULA 05

    VIVENDO NO MUNDO COM A SABEDORIA DE DEUS 

    GÊNESIS  41

    AULA 06

    O FUTURO DE QUEM É FIEL NO POUCO 

    GÊNESIS 

    41: 37 A 57

     AULA 07

    NO MUNDO O PECADO É DESCOBERTO

    GÊNESIS  42

     AULA 08

    ATITUDES DIANTE DE INIMIGOS

    GÊNESIS 43 A 46

     AULA 09

    AS BÊNÇÃOS PARA QUEM É FIEL NO MUNDO

    GÊNESIS

    49: 22 A 26 

     

     


     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    BIBLIOGRAFIA    

     


          

    1-  SWINDOLL, Charles R. "José: um homem íntegro e indulgente", São Paulo, Mundo Cristão, 2000

    2- WALTKE, Bruce k. "Comentário do Antigo Testamento-Gênesis", São Paulo, Cultura Cristã, 2010

     

     

     

     

     

     

    LEITURA BÍBLICA RECOMENDADA

    • GÊNESIS:   30   à   50 

     

     

  • AULA 01-GÊNESIS 47

    QUANDO DEUS TEM UM PLANO: Na primeira aula apresentaremos uma visão geral da vida de José, com destaque para o plano de Deus estabelecido para sua vida. Assim como Deus agiu através da vida de José, Ele quer nos abençoar hoje também  e para isso Ele tem um plano para as nossas vidas. Você sabe qual o plano de Deus para sua vida?

     

  • AULA 02 - GÊNESIS 37

    OS CONFLITOS QUE SE ORIGINAM NO RELACIONAMENTO FAMILIAR- Nesta segunda aula estudaremos a família  de José.  Jacó,  seu pai,  tinha  doze filhos, sem contar as mulheres. José era seu filho preferido e isso causava muitos conflitos familiares como  inveja e ódio entre os seus 11 irmãos. Ele era um dos filhos mais novos e, culturalmente, ele não deveria ser o preferido; o primogênito Rúben é quem deveria ter todos os privilégios de primogenitura. Inveja, ciúmes, raiva, violência  eram comuns nesta família.  E hoje, quais as lições que podemos aprender com a família de José?

  • AULA 03- GÊNESIS 39

    O MUNDO E A SEXUALIDADE-   A terceira aula abordará a questão da sexualidade nos dias de hoje, a partir do exemplo de José, que se manteve puro e resistiu ao assédio da mulher de um oficial de Faraó (esposa de Potifar), que fez de tudo para cometer adultério com José. Como servo fiel a Deus, José não aceitou tamanha imoralidade e por isso foi enviado injustamente para a prisão. E nos dias atuais?  qual o preço que estaremos dispostos a pagar para vivermos uma vida de santidade diante de Deus?

  • AULA 04 - GÊNESIS 40

    O RELACIONAMENTO COM O MUNDO EM MOMENTOS DE CRISE-  Nesta aula estudaremos  Gênesis 40, que traz a narrativa bíblica das falsas acusações que  puseram José na prisão. Mas,  foi o Senhor quem ficou junto dele e acalentou sua alma enquanto permanecia lá. O Senhor era com José, e lhe foi benigno e lhe deu mercê perante o carcereiro. José soube viver neste duro momento de crise. Ele prosperou no que poderia ter sido a pior das posições, o pior dos lugares. A grande lição que vamos aprender com José  é que  somente Deus compreende qualquer dor causada pelo sofrimento que  passamos , pois  é Deus quem misteriosamente permite que passemos  por momentos de crise, a fim de nos garantir uma caminhada terna, sensível e junto com Ele.

  • AULA 5- GÊNESIS 41

    VIVENDO NO MUNDO COM A SABEDORIA DE DEUS-

    Recém-saído da prisão José se apresenta a Faraó para interpretar um sonho do rei. José demonstra grande sabedoria diante do rei e não somente dá a interpretação correta do sonho, mas também dá diversos conselhos ao rei, sobre como se preparar para o momento de grande fome que se abateria sobre a terra do Egito. E hoje como seguir o exemplo de José e viver neste mundo com a sabedoria de Deus?

  • AULA 6 - GÊNESIS 41: 37 a 57

     O FUTURO DE QUEM  É FIEL NO POUCO-   Nesta aula a lição que José nos ensina é que devemos sempre em qualquer circunstância ser fiel a Deus. A experiência de José foi um dos maiores  exemplo de fidelidade registrado no Antigo Testamento. Ele foi fiel no pouco, trabalhando para Deus e não para homens, e sendo elevado ao muito na Administração do Egito, foi Governador/ Primeiro-Ministro, se tornou o homem mais importante no Egito abaixo apenas de Faraó. Também, devemos reconhecer a dificuldade como uma plataforma para depositarmos nossa esperança e confiança em Deus que sempre cumpre suas promessas, confiar em Deus e sempre ser fiel a Ele, como fez José.

  • Tópico atual

    AULA 7 - GÊNESIS 42

     NO MUNDO O PECADO É DESCOBERTO A aula abordará a questão da confissão de pecado e arrependimento.  As ações de José foram usadas para levar seus irmãos à  confissão, arrependimento e remorso, pelos pecados cometidos.  Através de tudo isso, eles puderam ver que Deus estava tratando com eles a respeito daquele pecado antigo de vender José como escravo para o Egito.  José, o sábio administrador, opera com sua providência para unir seus irmãos e leva-los a pedir perdão a Deus pelo grave pecado que cometeram contra ele, há vinte anos.