Programação

  • Plano de Curso

    MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA

    Parâmetros para a Interação entre os Sexos

    Banner EBD

     

    I. EMENTA:

     

    A mulher é o novo homem na sociedade. E o principal problema dos homens de hoje não é tanto o abuso e sim a deserção masculina. Vivemos numa sociedade feminizada, numa cultura que promove a homossexualidade, numa era na qual a ideia de plasticidade sexual vem se tornando cada vez mais popular. Por consequência, tensões e problemas surgem em todas as esferas da vida humana (família, igreja e sociedade em geral), decorrentes dessa confusão da identidade sexual de homens e mulheres.

    Este curso visa responder questões cruciais aos nossos dias, sempre à luz da Palavra de Deus. Qual o verdadeiro significado da masculinidade e da feminilidade? Em que aspectos homens e mulheres são fundamentalmente iguais e em que aspectos são fundamentalmente diferentes? Essas diferenças foram definidas na Criação ou são resultado da queda? Como essas diferenças afetam nossos papéis no lar, na igreja e na sociedade como um todo? Esses papéis são intercambiáveis, ou seja, podem ser trocados? Como educar a nova geração para que cresça sexualmente saudável?

     

    II. OBJETIVO GERAL:

     

    O Objetivo Geral deste curso é contribuir na consolidação de sua fé e caráter cristão, ajudando-o neste Ano da Comunhão na IPN, a aperfeiçoar um relacionamento em amor e cuidado em mutualidade no Corpo de Cristo, a Sua Igreja.

    E, além disso, o curso visa ajudá-lo a compreender a vontade absoluta de Deus revelada em Sua Palavra e suas implicações para a vida cristã.

     

    III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

     

    Ao final deste curso e visando o seu fortalecimento espiritual, você estará apto a:

                   

    (Saber)​          1) compreender o desígnio de Deus para o homem e para a mulher nas várias esferas de interação entre os sexos, e ao mesmo tempo, reconhecer e confrontar as ameaças à instrução bíblica sobre esse assunto;

    (Ser)​               2) valorizar a beleza da criação divina do homem e da mulher à Sua imagem e semelhança e a singular missão de cada um nesse mundo;

    (Agir)             3) viver suas diferenças singulares – seja homem ou mulher – de maneira consciente e gratificante, para o louvor e a glória de Deus.

     

  • Professores

    Professor Titular: Presb. Antônio Pacheco

    Professora Assistente: Cecília Finotti Nishikawa Almeida

    Membro da IPN desde 2010, é professora na EBD desde 2015 e integrante da diretoria dos Jovens Casais da IPN desde 2016. 

    Casada com o presbítero Daniel Galvão. Mãe do Vitório e da Isabela.

    Médica endocrinologista.

    • AULA 1 - MACHO E FÊMEA - o controverso cenário da atualidade

      "Nem todo macho é homem, nem toda fêmea é mulher". Esse é o pensamento da sociedade pós-moderna. Mergulhados num profundo relativismo, homens, mulheres e crianças da atual geração enfrentam uma verdadeira confusão sobre suas identidades e papéis sexuais.

      Nessa aula, veremos exemplos desse controverso cenário da atualidade no Brasil e no mundo, suas origens e influências, assim como suas desastrosas consequências para nossa sociedade e nossa cultura.

      • AULA 2 - GÊNESIS - A imagem de Deus e o complementarismo dos dois sexos

        Nessa aula, buscaremos na Bíblia (especialmente no livro de Gênesis) o entendimento sobre o que é ser homem e o que é ser mulher. Em que sentido homens e mulheres são iguais? Em que aspectos são diferentes? Os papéis e responsabilidades do homem e da mulher foram estabelecidos na Criação ou são resultado da queda? Esses papéis podem ser trocados?

        Gênesis nos revela tanto a igualdade quanto as diferenças em complementar harmonia entre homem e mulher para demonstrar a glória de Deus de forma maravilhosa, única e especial.

      • AULA 5 - Feminismo evangélico - essa moda pegou

        Um cristão pode ser feminista? Mulheres podem ser pastoras? O que a Bíblia nos ensina a respeito disso?

        Nessa aula, veremos como os feministas evangélicos reinterpretam alguns textos bíblicos para justificarem o igualitarismo (defesa da igualdade entre homens e mulheres não só quanto ao valor, mas também quanto aos papéis e responsabilidades, seja dentro do lar ou dentro da igreja). Veremos também qual a resposta bíblica que nós, complementaristas, devemos apresentar diante dessas alegações feministas. Além disso, abordaremos como o feminismo evangélico tem contribuído para a introdução de algumas ameaças dentro da igreja, como o liberalismo teológico e o neopaganismo.

        • AULA 8 - A Mulher Bíblica na família

          A sociedade dos nossos dias prepara as meninas para serem mulheres independentes, conquistarem carreiras promissoras  e lutarem de igual pra igual com os homens no mercado de trabalho. Entretanto, poucas meninas são preparadas para serem esposas, mães e donas-de-casa. Tais papéis são muitas vezes vistos como "inferiores" e de pouco valor. Mas será que as mulheres dos nossos dias estão mais felizes por serem independentes financeiramente? Será que estão mais realizadas ao deixar o lar para galgar altos cargos acadêmicos e profissionais? 

          Nessa aula, veremos o que a Bíblia revela sobre esse assunto e como a mulher glorifica a Deus quando exerce com excelência e zelo os papéis projetados por Deus para sua vida: o de esposa, de mãe e de gerente do lar.