MORDOMIA DAS BÊNÇÃOS – Importa ser um servo fiel
Programação
- MORDOMIA DAS BÊNÇÃOS
MORDOMIA DAS BÊNÇÃOS
Apresentação do Curso e Objetivos:
A doutrina Reformada da mordomia bíblica traduz o reconhecimento da soberania de Deus em nossas vidas, a aceitação do nosso cargo de depositários da vida e das posses que Ele nos empresta generosamente, bem como ensina a administração destas de acordo com a vontade de Deus. Afinal, o que se espera de um escravo de Jesus Cristo, é que este seja encontrado fiel, quando da prestação de contas de toda a vida ao nosso Senhor. Aprenda a ser um fiel administrador do planeta; do seu corpo, mente e emoções; dos dons, talentos e vocação; do tempo e oportunidades (incluído aqui o Dia do Senhor); dos bens e dinheiro (o dízimo e as ofertas incluídos) etc.
Assim, o objetivo geral deste curso é contribuir na consolidação de sua fé e caráter cristão, ajudando-o neste Ano do Serviço na IPN, a utilizar os seus dons e talentos a fim de servir a Deus e ao próximo, como um bom mordomo ou administrador destes recursos.
Em termos específicos, ao final deste curso e visando o seu fortalecimento espiritual, você estará apto a:
- DEFINIR biblicamente o que é a doutrina da Mordomia e em quais áreas da vida cristã ela tem sua relevante aplicação.
- DESENVOLVER um maior senso do sagrado, de dependência e de responsabilidade perante Deus, tendo como motivação última sempre agradar a Deus;
- VIVER de maneira consciente, como um mordomo fiel de tudo o que o Senhor lhe dá, não como dono, mas como administrador que busca a glória de Deus em todas as coisas sob sua responsabilidade.
Professores:
Denis Netto e Fábio Noronha.
Leitura Recomendada:
A Confissão de Fé de Westminster. São Paulo: Cultura Cristã, 2003.
BARCLAY, Oliver. Mente Cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.
BÍBLIA SAGRADA. Edição Almeida Revista e Atualizada. SBB.
CALVINO, João. As Institutas. São Paulo: Cultura Cristã, 2006. (Vol. 4, Capítulo XVII: “Sobre a Vida Cristã”.)
KASCHEL, Walter. Lições de Mordomia: Crescimento Espiritual Através de Estudos Bíblicos em Grupos. Belo Horizonte: Editora Betânia, s.d. (Este texto se encontra disponível na internet)
LOPES, Hernandes Dias. Dizímos e ofertas são para hoje? São Paulo: Hagnos, 2017.
MACARTHUR, John. Escravo - a verdade escondida sobre nossa identidade em Cristo. São José dos Campos – SP: Editoria Fiel, 2012.
Programação de Aulas (Fev-Abr):
Datas
Conteúdo
4/fev
AULA INAUGURAL
11/fev
Feriado
18/fev
Aula 1 – A DOUTRINA DA MORDOMIA
25/fev
4/mar
Aula 3 – A MORDOMIA DA INFLUÊNCIA
11/mar
Aula 4 – A MORDOMIA DAS OPORTUNIDADES
18/mar
Aula 5 – A MORDOMIA DO TEMPO
25/mar
Aula 6 – A MORDOMIA DOS BENS
1/abr
CULTO DA RESSURREIÇÃO
8/abr
Aula 7 – O DÍZIMO E A LIBERALIDADE
15/abr
Aula 8 – A MORDOMIA E A IGREJA
22/abr
Aula 9 – A RIQUEZA DO SERVO BOM E FIEL
- Aula 1 - A Doutrina da Mordomia
Aula 1 - A Doutrina da Mordomia
Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. (Sl. 24.1)
O que vem a ser a Mordomia e quais as suas bases bíblicas? Nesta aula inicial serão tratados esses aspectos, repassadas informações gerais do curso, apresentada sua metodologia, bem como o cronograma de aulas e a bibliografia a ser empregada.
- Aula 2 - A Mordomia do Corpo, Mente e Espírito
Aula 2 - A Mordomia do Corpo, Mente e Espírito
Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Co. 6.19)
Nossas ações concretas como servos de Deus dependem de nosso corpo, de nossa mente, e de nosso espírito. Nesta aula discutiremos a responsabilidade do crente no tocante a esses três aspectos da vida.
- Aula 3 - A Mordomia da Influência
Aula 3 - A Mordomia da Influência
Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. (Rm 14.7)
Na sociedade os indivíduos influenciam uns aos outros. Nesta aula discutiremos a responsabilidade que, como crentes, temos sobre aquilo que transmitimos àqueles como os quais nos relacionamos.
- Aula 4 - A Mordomia das Oportunidades
Aula 4 - A Mordomia das Oportunidades
Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. (1 Co. 4.2)
Discutiremos nesta aula a responsabilidade do servo de aproveitar, para a glória de Deus, as oportunidades que lhe são por Ele oferecidas.
- Aula 5 - A Mordomia do Tempo
Aula 5 - A Mordomia do Tempo
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. (Ef. 5.15,16)Como utilizar o tempo de forma proveitosa para obra de Deus? Como conciliar tantas atividades com as quais nos envolvemos nos dias de hoje? Como observar o shabat? Estes são alguns aspectos, dentre outros, que serão discutidos nesta aula. - Aula 6 - A Mordomia dos Bens
Aula 6 - A Mordomia dos Bens
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. (1 Tm 6.10)
Toda a riqueza pertence a Deus e ao crente cabe apenas utilizá-la, conforme lhe for confiada. Como usar os bens materiais para honra e glória de Deus, este é o tema central desta aula.
- Aula 7 - O Dízimo e a Liberalidade
Aula 7 - O Dízimo e a Liberalidade
e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo. (Gn 28.22)
Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.(2 Co. 9.7)
Embora a obra de Deus não dependa do homem, Ele elaborou um plano financeiro para o sustento dessa obra, e nele incluiu o homem. O Dízimo está no centro desse plano. Qual então é o seu significado? Como ele se apresenta no Antigo e no Novo Testamento? Qual o seu papel na vida do crente? O que é a liberalidade? Tais perguntas, e outras, serão tratadas nesta aula.
- Aula 8 - A Mordomia e a Igreja
Aula 8 - A Mordomia e a Igreja
Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. (Gl. 6.6)
A Igreja, na medida em reúne e direciona os recursos dos crentes para a obra de Deus, também assume o papel de mordomo. Em que obras, biblicamente, a Igreja deve "investir", quais os métodos legítimos para buscar ofertas, e quais os motivos que têm o crente para contribuir com a obra por meio da Igreja, são aspectos que serão tratados nesta aula.
- Aula 9 - A Riqueza do Servo Bom e Fiel
Aula 9 - A Riqueza do Servo Bom e Fiel
Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. (Mt. 25.23)Nesta última aula, tem como objetivo mostrar que ser um servo fiel nos coloca no caminho para liberdade verdadeira - que nos leva à reconciliação e à unidade no corpo de Cristo -, exalta a maravilha da graça infinita de Deus, e retrata o significado da nossa salvação.
O arquivo contendo a apresentação correspondente à aula excede ao tamanho máximo permitido pelo Moodle. Se desejar uma cópia em pdf, por favor, solicite ao professor, que a enviará por e-mail.