Programação

  • Geral

    A Igreja e os desafios da Pós-modernidade

    EMENTA

    A sociedade em que vivemos - caracterizada pela desintegração familiar, a relativização de valores e o secularismo - impõe um posicionamento biblicamente orientado aos desafios contemporâneos. Nesse sentido, a pós-modernidade representa, ao mesmo tempo, um risco e uma oportunidade para o cristão. Esse curso visa a explicitar os princípios constitutivos da pós-modernidade, à luz do cristianismo reformado, de forma  a propiciar respostas bíblicas aos principais desafios que nos cercam na contemporaneidade.

     

    CRONOGRAMA

    Data

    Tema

    03/ago

    Pós-Modernidade: Cosmovisão ou Anti-Cosmovisão?   

    10/ago

    O Colapso de Significado                                       

    17/ago

    Criacionismo ou Evolucionismo?

    24/ago

    A imposição da Nova Moralidade.

    31/ago

    A Bioética, a Cultura da Morte e a Ética Cristã.

    07/set

    O Cristão, o Estado e a Política.

    21/set

    As Influências da Pós-modernidade na Igreja.

    28/set

    Ecologia, Criação e Sustentabilidade.

    05/out

    A Igreja Cristã Reformada: Ameaças Externas.

     

    PROFESSORES

    Daniel de Souza Galvao é Presbítero em disponibilidade e membro da IPN desde 2010. Casado com Cecília e pai de Vitório. É Servidor Público do Ministério do Planejamento e atualmente exerce suas atividades profissionais no Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

    Waldemar NABARRETE Jr. - Bacharel em Teologia Seminário Teológico Sul Americano - FTSA; Diácono em disponibilidade; Foi Professor de Teologia Prática no SSA/FTSA. Bacharel em Ciências Econômicas. Especialista em Políticas de Segurança Pública. Casado com Iza, pai de Victor Hugo e Izabelle.

    BIBLIOGRAFIA

    BÁSICA:

    1. Lima, Leandro Antonio. Brilhe a sua Luz: O cristão e os dilemas da sociedade atual. Cultura Cristã: São Paulo, SP, 2009.

    2. Lima, Leandro Antonio. O Futuro do Calvinismo: Os desafios e oportunidades da pós-modernidade para a igreja reformada. Cultura Cristã: São Paulo, SP, 2010.

    3. Pearcey, Nancy. Verdade Absoluta: libertando o cristianismo de seu cativeiro culturalCPAD, 2006.

    4. Schaeffer, Francis A.. A igreja no século 21. Editora Cultura Cristã. 2010.

    5. Guinness, Os. O Chamado. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001.

    6. Grudem, Wayne. Politics - According to the Bible: a Comprehensive resource for undertanding modern political issues in light of scripture. Zondervan, 2010. 

     

    COMPLEMENTAR:

    1. Veith, Gene Edward, Jr..Tempos Pós-Modernos. Uma avaliação cristã do pensamento e da cultura da nossa época. Cultura Cristã.

    2. Veith, Edward J. De todo o teu entendimento. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.

    3. Kuyper, Abraham. Calvinismo.

    4. Macgrath, Alister. Paixão Pela Verdade: A coerência intelectual do Evangelicalismo. Trad. Hope Gordon Silva. Shedd: São Paulo, SP, 2007.

    5. Nash, Ronald. Questões Últimas da Vida: Uma Introdução à Filosofia. Trad. Wadislau Martins Gomes. Cultura Cristã: São Paulo, SP, 2008.

    6. Dyke, Fred Van, et al. A Criação Redimida. Editora Cultura Cristã, 1999.

    7. Schaeffer, Francis A. Poluição e a Morte do Homem. Editora Cultura Cristã. 2003.

    8. Machen, J. Cristianismo e Liberalismo. São Paulo: Editora Os Puritanos, 2001.

    9. Boice, James Montgomery. SASSE, Benjamin. Reforma Hoje: Uma convocação feita pelos evangélicos confessionais. Trad. Hope Gordon Silva. Cultura Cristã: São Paulo, SP, 1999

    10. Macarthur, John. Pense Biblicamente: recuperando a visão cristã do mundo. São Paulo: Editora Hagnos, 2005.

     

  • Aula 1 - Pós-Modernidade: Cosmovisão ou Anti-Cosmovisão?

    O que é a pós-modernidade? Os cristãos têm sido afetados por esse fenômeno? As igrejas estão preparadas para enfrentá-lo? Precisamos trazer todo pensamento, e cosmovisão, aos pés da cruz. Deus os abençoe.

  • Tópico atual

    Aula 2 - O Colapso de Significado

    Diante de uma cultura impregnada de relativismos, o sentido da vida desaparece e o desespero só aumenta. Muitos procuram nos bens materiais e atividades (consumismo) e no prazer (hedonismo) uma razão para a existência. Será que nós, cristãos, estamos imunes a essa crise? Qual é a nossa identidade? Precisamos compreender que fomos feitos com um propósito e chamados para viver uma vida integral em Cristo a partir da graça redentora de Jesus.

  • Aula 3 - Criacionismo ou Evolucionismo?

    A Teoria Evolucionista tem sido uma idéia bem presente na pós-modernidade. Nesta aula iremos abordar a sua origem, seus nefastos efeitos para a Igreja e os reais objetivos ocultos neste movimento.

  • Aula 4 - A Imposição da Nova Moralidade.

    A relativização da verdade e da moral tem trazido sérias consequências para a sociedade. As teorias de liberação sexual, associadas à cultura da morte e ao discurso politicamente correto, têm insistido na redefinição da moral e da verdade, numa tentativa de destruir as bases morais cristãs existentes na sociedade e assim nos conduzir ao mais perverso paganismo. Viver nesses dias requer dos cristãos, acima de tudo, sabedoria e entendimento vindos de Deus, para viver uma vida cristã prática capaz de impactar a sociedade e impedir o avanço dessa cultura relativizante.

  • Aula 6 - O Cristão, o Estado e a Política.

    Qual a visão correta sobre a relação entre os cristãos e o estado? O que a Bíblia diz sobre temas importantes debatidos no círculo político? O Estado laico significa que os cristãos não podem influenciar as decisões políticas? Quem, então, influencia o mundo político? Essas são algumas questões abordadas na aula sobre esse tema tão relevante, mas negligenciado por alguns cristãos em decorrência do desconhecimento ou falta de compreensão sobre a aplicação de uma cosmovisão bíblica coerente e correta. 

  • Aula 8 - Ecologia, Criação e Sustentabilidade.

    Na sociedade pós-moderna há um crescente interesse na temática de sustentabilidade e preservação do meio-ambiente. Na busca pela "salvação do planeta" temos visto crescer o interesse pelas religiões orientais, carregadas com conceitos da nova era e do panteísmo. Embora a sociedade esteja cada vez mais secularizada, o misticismo também cresce. Cabe aos cristãos compreender esse fenômeno, bem como ter convicção a respeito da visão bíblica sobre a criação, os efeitos da queda e a esperança maravilhosa da redenção que se estende à toda a criação, por meio da obra redentora do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

  • Aula 9 - A Igreja Cristã Reformada: Ameaças Externas.

    Uma nova onda de paganização e islamização invade o mundo provocando grandes estragos à Igreja Cristã. Temos, cada um de nós, uma missão crucial neste período que se chama hoje. Devemos urgentemente resgatar o zelo pela sã doutrina e buscar sem demora a nossa santificação, consequência de uma vida de oração, meditação e prática da palavra de Deus. O nosso testemunho e o sacrifício de Cristo na cruz são as armas que vencem o diabo que nos acusa dia e noite diante do Pai (Ap 12:12).