Programação

  • Geral

    Calvinismo, Trabalho e Dinheiro

    Esperança em Tempos de Crise Econômica

    Ementa:

    Trabalhar, descansar, receber salário, comprar, vender, doar, poupar, tributar, pagar impostos, investir, tudo isso é atualmente conduzido por sistemas de ideias que, em geral, se afastam das verdades cristãs. Assim, esse curso se propõe a apresentar dois grandes temas ligados ao universo econômico, quais sejam, o trabalho e o dinheiro, confrontando as abordagens seculares e bíblicas, esta última sob a ótica calvinista, de modo a identificarmos hábitos e comportamentos que conflitam com a Palavra de Deus, e encontrarmos esperança e diretrizes bíblicas para tempos de crise econômica.

    Programação das Aulas:

    AULAS              ASSUNTO

         I                    Início – O «homo economicus», o proletário, e o novo homem

        II                   Trabalho e descanso

       III                   Vocação e alienação

       IV                   Consumismo e frugalidade

        V                   Ganância e liberalidade

       VI                   Riqueza e pobreza: a teologia do rico e a teologia do pobre

      VII                   Dízimos, ofertas e a igreja empresarial

     VIII                   A crença no estado e a fé em Deus

       IX                   Crise e esperança

    Bibliografia Básica:

    BIÉLER, André. O pensamento econômico e social de Calvino. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1990.

    CARRIKER, T., Trabalho, descanso e dinheiro - uma abordagem bíblica. Viçosa: Ultimato, 2001. 80p.

    ELLUL, Jacques. O homem e o dinheiro - aprenda a lidar com a origem de todos os males. Brasília: Palavra, 2008.

    Professores:

    Diáconos Denis Netto e Igor Calvet

    • Aula 1 - O "homo economicus", o proletário, e o novo homem

      A relação entre a queda, a escassez, e a necessidade de se fazer escolhas. Economia, escassez, e escolhas. A concepção bíblica e as concepções econômicas do ser humano. As abordagens contemporâneas da relação entre economia e moral. A Providência como superação da escassez e das escolhas erradas.

    • Aula 2 - Trabalho e descanso

      Os limites bíblicos ao trabalho. A relação entre o descanso e a fé. O tempo de descanso como elemento de escolha econômica. As expectativas de redução da jornada de trabalho. O workaholic e o indolente. O equilíbrio entre trabalho e lazer.

      • Aula 3 - Vocação e alienação

        O trabalho, a queda e o mandato cultural. A renovação do mandato cultural com Noé. A remuneração do trabalho na Bíblia. As abordagens acadêmicas sobre trabalho e salário. As visões católica e luterana do trabalho e do salário. O trabalho, salário e as vocações sob a ótica de Calvino. As vocações como elemento “revolucionário”. O equívoco de Weber. Os obstáculos contemporâneos às vocações. 

      • Aula 4 - Consumismo e frugalidade

        O surgimento do mercado de consumo. Os números do consumo. O consumo como meio de distinção social. O relacionamento bíblico entre o homem e o mundo material. A transformação de desejos em necessidades. Os mecanismos acessórios ao consumo: o marketing e o crédito. As críticas ao consumismo.

      • Aula 5 - Ganância e liberalidade

        As críticas bíblica e secular à ganância. A liberalidade na Bíblia. A ganância na teoria econômica contemporânea. As consequências sociais da institucionalização da ganância. 

        • Aula 6 - Riqueza e pobreza: a teologia do rico e a teologia do pobre

          A situação da pobreza e da desigualdade no Brasil e no mundo. A visão calvinista sobre riqueza/pobreza/desigualdade – origens e formas de mitigação. As concepções acadêmicas predominantes (marxista e neoclássica) acerca do problema da riqueza/pobreza/desigualdade – origens e formas de mitiga-las. A questão da propriedade. A teologia da libertação. A teologia da prosperidade.

        • Aula 7 - Dízimos, ofertas e a igreja empresarial

          A provisão de bens materiais para a Igreja de acordo com a Bíblia. Os diferentes usos dos recursos financeiros por parte da Igreja. A Reforma e as indulgências. As distorções aos institutos do dízimo e da oferta. As novas atividades religiosas. As modernas e inovadoras formas de financiamento eclesiástico. Problemas éticos associados ao sustento das obras religiosas.

        • Aula 8 - A crença no estado e a fé em Deus

          O governo civil na Bíblia. As funções econômicas do estado segundo Calvino. As diferentes concepções contemporâneas de estado: o estado liberal, o estado totalitário, e o estado de bem-estar social. O crescimento das demandas públicas, a fé no estado, e a perda de influência da igreja. O custo do estado: tributos e dívida pública. Os problemas atuais da provisão de bens pelo estado. O estado e as crises econômicas.

          • Aula 9 - Crise e esperança

            A gênese da ciência e da técnica modernas. O distanciamento entre a razão e a fé. Os reflexos do racionalismo e das mudanças tecnológicas no pensamento econômico. Da teoria para o mundo real: as tentativas humanas de solução do problema da escassez. O culto à tecnologia e à construção político-econômica. A moderna Babel: as crises e a confusão de ideias. A postura do crente diante de um mundo permanentemente em crise.