Programação

  • Apresentação do Curso

    IGREJA E CULTO

    Por que me Importar ?

    Banner EBD IPN

    I. EMENTA 

    Há evangélicos que se desviam da fé. Mas, outros há, que têm abandonado a igreja sem descrer de Jesus. "Cristo sim, Igreja não” - dizem eles. E já existem desigrejados que tomam esta bandeira e passam a defender abertamente o fracasso total da igreja organizada, a necessidade de um cristianismo sem igreja e a imperativo de êxodo da igreja para novamente se encontrar a Deus.

    No entanto, a Teologia Reformada, de acordo com a Bíblia, reafirma que a Igreja é do Senhor e Ele a ama e a está edificando. Apesar de tudo, precisamos da adoração comunitária regular e da pregação da Palavra, dos sacramentos e da disciplina, precisamos uns dos outros na comunhão e serviço aos irmãos e temos um testemunho de amor a dar ao mundo.

    II. OBJETIVO GERAL 

    O Objetivo Geral deste curso é contribuir na consolidação de sua fé e caráter cristão, ajudando-o neste Ano da Adoração na IPN, a desenvolver um relacionamento em intimidade com Deus, consciente da Sua grandeza e do Seu amor.

    Além disso, o curso irá ajudá-lo a Relacionar-se em amor e cuidado em mutualidade no Corpo de Cristo, a Igreja.

    III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

    Ao final deste curso e visando o seu fortalecimento espiritual, você estará apto a:
    • Conhecer e refletir sobre questões que inquietam uma geração cada vez maior de cristãos decididos a viver sem a igreja;
    • Entender que cristianismo sem igreja é outra religião, totalmente afastada da obediência a Cristo. Uma religião individualista dos livres-pensadores, eternamente em dúvida, incapazes de levar cativos seus pensamentos à obediência de Cristo.
    • Submeter suas ideias e sua maneira de viver ao crivo do verdadeiro Evangelho Bíblico, conforme entendido pelo Cristianismo histórico e reformado;
    • Ser um cristão que busca intensamente a experiência de viver no Corpo de Cristo, a Igreja; e
    • Agir para que a igreja continue crescendo em amor, comunhão e adoração ao Deus vivo, para que o  mundo saiba que somos um só  Corpo em Cristo Jesus.
    IV. BIBLIOGRAFIA:

    Livro-Texto:

    BÍBLIA SAGRADA. Edição Almeida Revista e Atualizada. SBB.
    Leituras Bíblicas Recomendadas: Efésios

    Leitura Básica:

    1. A Confissão de Fé de Westminster. Cultura Cristã, 2003.

    2. CAMPOS, Idauro. Desigrejados - Teoria, história e contradições do      niilismo eclesiástico.São Gonçalo: Editora Contextualizar, 2014. (Prefácio do Rev. Augustus Nicodemus Lopes)

    3. LOPES, Augustus Nicodemus. Os Desigrejados. São Paulo. Disponível em: http://tempora-mores.blogspot.com.br.

    4. MATOS, Alderi Souza: Não deixemos de congregar-nos: enfrentando o problema da evasão de membros. In: FIDES REFORMATA XIX, Nº 1 (2014): 21-33 - Link: http://cpaj.mackenzie.br/fidesreformata/arquivos/edicao_35/artigos/249.pdf (Veja na nota 16 do referido artigo, uma extensa lista de referências bibliográficas sobre oassunto).

    5. YANCEY, Philip. Alma sobrevivente: sou cristão, apesar da igreja. São Paulo: Mundo Cristão, 2004.

    6. BOMILCAR, Nelson. Os Sem Igreja. São Paulo: Mundo Cristão, 2012.

    Leitura Complementar:

    BRABO, Paulo. A bacia das almas: confissões de um ex-dependente de igreja. São Paulo: Mundo Cristão, 2009.

    CÉSAR, Marília de Camargo. Feridos em Nome de Deus. São Paulo: Mundo Cristão, 2009.

    HUNTER, Todd. Dê outra chance à igreja: encontrando novo significado nas práticas cristãs. Viçosa: ULTIMATO, 2012.

    HERVIEU-LÈGER, Danièle. O Peregrino e o Convertido: a religião em movimento. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008. (Excelente livro que analisa a crise das instituições religiosas. )

    HOLLOWAY, Richard. Olhando a distância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. (Escrito por um ex-bispo de Edimburgo, defende uma espiritualidade sem qualquer referência a uma igreja.)

    YANCEY, Philip. Decepcionado com Deus: três perguntas que ninguém ousa fazer. São Paulo: Mundo Cristão, 1997.

    Igreja, por que me importar? redescobrindo o prazer da vida em comunidade. 2. ed. São Paulo: SEPAL, 2001.

  • Professores do Curso

     

    Foto do Professor José Cordeiro Neto

    Presb. José Cordeiro

    José Cordeiro Neto é Presbítero em disponibilidade, membro da IPN desde 2009, professor da EBD e integrante do Coral. Casado com Giovana Barreiros tem duas filhas: Ana Carolina e Ana Gabriela.

    Administrador e economista, com Pós-Graduação em Economia do Setor Público, exerce suas atividades profissionais na Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda desde 1994, atuando na área de finanças públicas.

    Foto do Professor Lúcio Mafra

    Presb. Lúcio Mafra Martins Teixeira

    Lúcio Mafra Martins Teixeira é Presbítero da IPN, 1º Secretário do Conselho, Secretáriode Atas da Assembleia da Igreja, Professor da EBD, Membro da Diretoria da Secretaria de Membrezia, Conselheiro da Sociedade Interna "Casais Masters", Membro da Equipe Técnica da Comunicação - Criativa IPN e Indicado pelo Conselho como Membro da Assembléia da APAS. Casado com Lígia de Oliveira Mafra Teixeira tem três filhos: Priscilla, Bianca e Tiago.


    Formado em Processamento de Dados, com Pós-Graduação em Desenvolvimento de Software, exerce suas atividades profissionais no TST - Tribunal Superior do Trabalho desde 1991, atuando na área de Desenvolvimento de Sistemas e Gerência de Projetos.

     

    • Aula 1 - Introdução: Igreja uma Instituição Divino-Humana

      Nesta primeira aula, como introdução ao nosso curso,veremos que a Bíblia retrata a igreja como sendo uma instituição divina (foi instituída pela Trindade Santa). Ela tem natureza celestial e espiritual, embora sendo constituída de pessoas humanas sujeitas a erros, mas que foram resgatadas do mundo e caminham para a glória do porvir.


    • Aula 2 - Os Sem Igreja (parte 1): Abandonar a Igreja e manter a Fé é Possível?

      É possível deixar a igreja e manter a fé em Cristo? Veremos nesta aula que a Bíblia nos garante que não, poisfica praticamente impossível nos mantermos sobre a rocha, Cristo, e sobre a tradição dos apóstolos registrada nas Escrituras, sem sermos igreja, onde somos ensinados, corrigidos, advertidos e onde os que se desviam da verdade apostólica são rejeitados. Veremos que existe uma ligação estreita, orgânica e indissolúvel entre Jesuse sua igreja.

      Leitura Recomendada:

      Os Desigrejados - Rev. Augustus Nicodemus Lopes

    • Aula 3 - Igreja: Expressão Comunitária de Adoração a Deus

      Nesta aula veremos que para nós Deus criou a IGREJA, uma comunidade para vivermos a vida em comunhão.

      Veremos também a origem da palavra e o sentido dela no Novo Testamento, e que, ao contrário do que pregam os Desigrejados, ser uma instituição ou organização não é necessariamente uma coisa ruim, pois, apesar dos problemas que a Igreja tem, foi Deus quem a criou e ele a abençoa e através dela nos aperfeiçoa.
    • Aula 4 - Igreja: Testemunha do Amor de Deus ao Mundo

      Nesta aula, estudaremos que Deus nos inseriu na Sua comunidade, que é a Igreja, para amar e sermos amados, em uma proposta contínua de convivência e de vivência do evangelho. Neste processo nosso amor é construído e, de forma constante, é exposto e nutrido por todos os tipos de situações, enquanto tentamos servir a Deus a ao próximo.

      Os relacionamentos na igreja geralmente produzem crises, decepções, traições, frustrações, mas são oportunidades desafiadoras para aprendermos e crescermos, pois somos levados POR DEUS a experimentar situações rotineiras que nos proporcionam um caminho de aprendizado, com bons e maus momentos relacionais no que somos e fazemos. 

      Apesar das nossas falhas e defeitos é preciso perseverar e acreditar que, embora nossa humanidade esteja presente criando dificuldades para nosso relacionamento, a graça, a misericórdia e o poder de Deus, também estão. E é nessa presença bendita que devemos colocar nossa esperança.

    • Aula 5 - Os Sem Igreja (parte 2): O Desinteresse pela Igreja e o Momento Atual da Fé Evangélica no Contexto da Pós Modernidade e do Secularismo

      A igreja evangélica atual está inserida no contexto da pós-modernidade e do secularismo.Os Sem Igreja são também resultado ou produto deste contexto social. As ideias e valores da pós-modernidade exercem uma pressão intensa sobre a igreja, criando para os Cristãos verdadeiras "armadilhas” e gerando desinteresse pelo culto e pela própria igreja. Nesta aula vamos entender como as mudanças e transformações da sociedade advindas do secularismo e da pós-modernidade afetam a igreja.


    • Aula 7 - Culto: Crescendo juntos na Alegria, na Comunhão e na Adoração a Deus

      Nesta aula estudaremos sobre a importância de participarmos do culto comunitário. Como Cristão, nos reunimos no culto comunitário para desfrutarmos de modo especial da presença do Senhor Jesus. Veremos como era a adoração comunitária do povo de Deus no Antigo Testamento e o significado do culto nos dias atuais.

    • Aula 9 - O Futuro Glorioso da Igreja

      Qual será o futuro da Igreja? A Bíblia nos garante que ela terá um futuro glorioso. Nesta aula veremos que a Igreja terá um destino seguro e certo, garantido por Jesus. "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu Pai! entrai na posse do Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mt 25:34).